BLOG

Como Ganhar Dinheiro na Internet em 2023? 9 Opções para Iniciar

money, bank, shopping

O passo a passo para você aprender as 9 principais alternativas de Ganhar Dinheiro na Internet, fazer uma Renda Extra Online ou desenvolver um Negócio Digital.

Neste artigo, serão abordadas 9 das principais formas de Ganhar Dinheiro na internet em 2023.

Algumas destas alternativas podem começar sem muitas pretensões, como apenas uma nova fonte de Renda Extra, mas pela minha experiência, ao longo do tempo, pode virar um Negócio digital e se tornar, caso você queira, a sua renda principal ou um negócio de vários milhões de reais.

 

Quebra-cabeça-com-cedula-de-real

Ao longo do artigo vou responder em detalhes a principal perguntas que meus alunos e empreendedores constantemente me fazem ao longo de mais de 20 anos da minha vida profissional como empreendedor, executivo, consultor do SEBRAE, professor das principais escolas de negócios do país e palestrante.

A pergunta dos meus alunos é simples:Se você fosse empreender no digital hoje, quais seriam as oportunidades que exploraria para ganhar dinheiro na internet e porquê?

Abaixo às minhas 9 primeiras opções avaliando 3 aspectos (velocidade de resultados, complexidade de implementação e potencial de receita)

  1. Marketing de afiliados no Brasil
  2. Marketing de afiliados fora do Brasil
  3. Dropshipping
  4. Criação de conteúdo com ou sem utilização de PLRs
  5. E-commerce tradicional: venda de produtos físico online com estoque
  6. Aplicativos de renda extra
  7. Investimentos
  8. Serviços de Freelancer
  9. Desenvolver uma startup

Mas antes de começarmos a aprofunda em como desenvolver cada uma das opções, gostaria de fazer uma reflexão. Será mesmo que o mundo digital tem tantas oportunidades? Será que efetivamente é possível criar negócios lucrativos ou novas fontes de renda rapidamente?

A resposta para ambas as perguntas é sim. A internet é sem dúvidas a maior plataforma de criação e desenvolvimento de negócios e renda que existe e seu potencial é literalmente ilimitado. Através dela é possível ter uma renda extra, desenvolver uma pequena, média ou grande empresa de forma muito mais rápida que no passado e com grande potencial de crescimento.

Contudo desenvolver qualquer negócio não é uma tarefa simples, segundo dados oficiais do IBGE mais de 60% das empresas abertas fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida (http://bit.ly/3XYMUny) .

A verdade é que existe muitas promessas de Renda Extra na Internet que são literalmente armadilhas, promessas falsas e até negócios ilícitos com cara de oportunidade.

Há alguns anos, eu mesmo vi várias pessoas da minha família e alguns amigos perderem um boa parte de suas economias em uma promessa que para mim era claramente uma fraude, mas era tão bem feita e estruturada que parecia um negócio lícito. Eles caíram no golpe do dinheiro fácil apesar dos avisos.

Mesmo sendo especialista em Marketing Digital, eu mesmo já fiz muitos cursos na internet muito ruins, que não valiam 10% do dinheiro investido, mas fiz outros cursos muito bons, que ajudaram a alavancar os meus negócios. Um dos segredos que quero abordar com vocês é  como  a separar o joio do trigo.

O importante é que aprendi com todas estas experiências e com a experiência de pesquisadores de todo o mundo.

E estes foram os motivos que me levaram a escrever este artigo. Me senti na obrigação de ajudar as pessoas a não caírem em algumas armadilhas que eu, alguns amigos e familiares caíram e ao mesmo tempo terem uma visão aprofundada das melhores oportunidades no digital.

Por isso, se você tem dúvida de alguma promessa, oportunidade digital ou curso que parece bom demais para ser verdade, escreva para a EmpreendaNet, vamos estudar a oportunidade e compartilhar às nossas conclusões.

Importante dizer que não seria possível colocar todos os detalhes das 9 opções de renda em um único artigo, isso faria este post ficar realmente muito grande.

Por isso, foquei neste post em mostrar as 9 opções de ganhar dinheiro na internet resumindo os conceitos e passos iniciais para começar, você vai ver que vai te ajudar muito a entender o que existe e se vale a pena para você.

Contudo, senti que devia aprofundar em cada uma das 9 opções, para você que quer entender mais sobre a oportunidade e realmente colocá-la em prática em sua vida ou em seus negócios.

Por isso escrevi um artigo para cada forma de ganhar dinheiro na internet em 2023. Nestes artigos detalho 7 dúvidas muito comuns a empreendedores digitais e que podem fazer muita diferença no sucesso de sua iniciativa online. As dúvidas que são respondidas para cada oportunidades são:

  1. Como iniciar rapidamente? (Plano de Ação detalhado)
  2. Quais são os Riscos, Prós e Contras?
  3. Quanto é necessário investir para iniciar?
  4. Quanto efetivamente é possível ganhar? Quais são as margens e rentabilidade?
  5. Quais os conhecimentos, habilidades e atitudes para ser bem-sucedido?
  6. Qual o tempo de dedicação para que dê certo?
  7. Quais são os melhores cursos digitais sobre cada uma das alternativas de Ganhar Dinheiro no Digital?

Desejo sinceramente que ao final deste artigo e dos próximos de aprofundamento, você encontre pelo menos um dos vários caminhos que podem ajudar você a realizar os seus sonhos e objetivos pessoais e principalmente que te motive a tirar o que você vai aprender do papel.

Um grande professor que tive falava em cada aula: “Sem ação não há transformação”.

Se isso acontecer, atingi os meus objetivos.

Agora vamos responder à pergunta dos meus alunos e mentorados:

Se você fosse empreender no digital hoje, quais seriam as oportunidades que exploraria para ganhar dinheiro na internet e por quê?

Para responder, selecionei as 10 formas mais importantes para se ganhar dinheiro na internet e coloquei em ordem crescente de potencial de Breakeven.

Breakeven?

Breakeven é uma palavra usada no Planejamento de desenvolvimento de qualquer novo negócio (quer entende o passo a passo para criar um Plano de Negócios?) e significa o momento onde você atingiu o equilíbrio da sua empresa, ideia  ou projeto, ou seja, quando os custos e despesas para fazer as vendas se igualam à receita.

Este é um momento importante para qualquer empreendedor. Quanto mais rápido for o Breakeven, mais rápido você conseguirá ter mais dinheiro para crescer. Contudo, precisa de muito cuidado, negócios reais demoram algum tempo para alcançar o ponto de equilíbrio.

Cada uma das 9 alternativas de renda constituem diferentes Modelo de Negócios que possuem o potencial de gerar uma pequena renda extra mensal ou se tornar um negócio de vários milhões de reais.

t

Vamos as 9 Melhores Alternativas para Ganhar Dinheiro na Internet em 2023

 Existem diversas formas de construir uma renda extra digital e/ou negócios digitais. Cada alternativa possui prós e contras e escolher uma delas vai depender do seu tempo disponível, habilidades, interesses e nível de ambição.

Como falei no início do artigo, coloquei abaixo em ordem crescente de potencial de Breakeven um resumo de cada alternativa de renda e na sequência dou um passo a passo:

1. Marketing de afiliados no Brasil

Na minha opinião essa é uma das formas de melhor Custo X Benefício para se ganhar dinheiro na Internet e dar os primeiros passos no mundo digital. Por isso coloquei ela em primeiro lugar

Aqui você ganha comissões divulgando produtos físicos ou digitais de outras pessoas ou empresas.

Você pode se inscrever em programas de afiliados de plataformas como a Amazon, Hotmart ou Eduzz  e promover os produtos de forma paga ou orgânica no Google, em suas redes sociais, blog ou canal do YouTube.

Escolhi esta como a primeira alternativa porque com as estratégias corretas os riscos e investimentos podem ser muito pequenos e o potencial de retorno muito grandes.

Vi alunos com pouca ou nenhuma experiência digital construírem em poucos meses negócios de receita de alguns milhões de reais por ano só com esta opção. Na verdade com esta opção e a afiliação em outros países que falo no ponto seguinte.

Acredito que esta alternativa também ajuda muito a aprender vários dos princípios básicos de uma estratégia digital e aplicar este princípio em outras alternativas de negócios.

O segredo do Marketing de Afiliados é escolher o produto certo e desenvolver a melhor estratégia de divulgação para este produto.

Nem sempre isto é tão simples e por isso vejo muitos empreendedores iniciantes gastar bastante dinheiro e energia tendo poucos ou nenhum resultado.

Existem várias plataformas de afiliados disponíveis, como:

Hotmart: https://www.hotmart.com/pt/

Eduzz: https://www.eduzz.com/

Monetizze: https://www.monetizze.com.br/

Braip: https://braip.com/

Lomadee: https://www.lomadee.com/

Afilio: https://www.afilio.com.br/

Qual é a melhor Plataforma para inicia?

A Hotmart é a maior plataforma e  você vai encontrar facilmente muitas dicas sobre como usá-la para gerar resultados rápidos, o ponto aqui é que se existe muita gente usando, existe muita concorrência, por isso fazer teste em uma plataforma menos conhecida pode ser uma alternativa interessante para fugir do lugar comum.

Professor, o senhor recomenda algum curso para aprender sobre o tema?

Recomendo sim, os melhores cursos dependem do seu objetivo, mas vou comentar sobre os três melhores:

Jornada AfiliadoPro (é o curso de Melhor Custo X Benefício), Robô Milionário (para quem tem pouco dinheiro e quer ter um conteúdo bom) e GPA Domínio Estratégico (Mais completo) .

A Jornada AfiliadoPro em minha opinião é o melhor Custo X Benefício do mercado, a produtora do curso é a Maria Franco e tem tido resultados incríveis com marketing de Afiliados. Fiz o curso por curiosidade e fiquei surpreso com a estrutura do curso e didática. Ela ensina como atuar nas plataformas nacionais e internacionais, vale muito a pena e se você quer começar com o pé direito este é o curso para você.

O curso Robô Milionário é um bom curso para quem tem pouco dinheiro, o curso custa menos de R$ 200. Não gosto da forma como ele vende, usando aquelas VSL (Vídeo Sales Letter), que são páginas que você precisa assisitir o vídeo até o final para ter acesso a promoção, acho esta estratégia muito apelativa. Mas o curso é legal, dá bem os passos iniciais e vai direto ao ponto.

O curso GPA Domínio Estratégico é,  na minha opinião, o mais completo do mercado.  O Caio Calderaro que é o produtor do curso foi professor da Maria Franco do Jornada AfiliadoPro. O curso é muito bom, e ele, além de ser super didático é mega empolgado, o que te motiva a fazer o curso. Vale muito a pena, o problema é que é o curso mais caro de todos, ele é muito grande e não se aprofunda nas plataformas internacionais, o que no meu ponto de vista é um ponto frágil.

Por isso, minha recomendação é  Jornada AfiliadoPro

2. Marketing de afiliados fora do Brasil

 Essa alternativa tem os mesmos princípios do Marketing de afiliados no Brasil contudo o processo é feito em plataformas internacionais como Clickbank, BuyGoods ou MaxWeb.

Apesar de semelhantes, existem diferenças importantes entre fazer Marketing de Afiliados no Brasil e em outros países.

Escolhi esta como a segunda alternativa porque ao aplicar as estratégias corretas você pode explorar com relativa facilidade mercados maiores e de maior potencial de lucratividade como o mercado americano ou mercados que ainda estão iniciando como o de alguns países de língua espanhola.

O investimento e riscos também podem ser muito pequenos e o potencial de retorno, caso você consiga estruturar corretamente os processos do negócio, é literalmente ilimitado.

Contudo, também existem riscos que devem ser levados em conta.

Segue abaixo os links para cada uma das principais plataformas de marketing de afiliados:

Amazon Associates: https://affiliate-program.amazon.com/

ShareASale: https://www.shareasale.com/

ClickBank: https://www.clickbank.com/

CJ Affiliate: https://www.cj.com/

Rakuten Marketing: https://rakutenmarketing.com/

Impact: https://impact.com/

Awin: https://www.awin.com/

Professor, o senhor recomenda algum curso? Recomendo sim, o melhor curso sobre o tema é sem dúvida: Jornada AfiliadoPro , também gosto do curso Meta Dolar,mas acho o AfiliadoPro mais estratégio e aumenta às chances de gerar mais resultados.

3. Dropshipping

 Dropshipping, também conhecida como remessa direta é uma técnica de gestão da cadeia logística utilizada por todas os principais MarketPlaces do mundo como a Amazon, MagazineLuiza e Shopee.

Nesta modalidade o revendedor não mantém produtos em estoque, mas foca em ofertar e comercializar produtos que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo.

Essa é uma forma de vender produtos sem ter que se preocupar com estoque, armazenamento e envio, que são três das maiores dificuldades de qualquer e-commerce.

Você pode escolher um nicho de mercado, encontrar fornecedores nacionais e internacionais (a maioria dos empreendedores utiliza o AliExpress, gosto desta alternativa, mas precisa ter muito cuidado a utilizá-la para não ter muitos problemas fiscais e de reclamação dos clientes) e vender os produtos em sua própria loja virtual.

Escolhi esta como a terceira alternativa para Ganhar Dinheiro na Internet porque a venda de produtos físicos na internet é uma tendência e um mercado que cresce mais de 10% no Brasil e no mundo praticamente todos os anos.

Com as estratégias corretas os riscos e investimentos podem ser muito pequenos e o potencial de retorno ilimitado. Novamente esta é uma alternativa em que vi alunos e mentorados faturarem milhões em relativamente pouco tempo

Contudo, esta modalidade de renda/negócio possui peculiaridades que precisam ser vencidas e que a torna mais complexa que a venda no mercado de afiliados, principalmente se sua opção for a venda de produtos chineses.

Algumas dos pontos que se precisa estar atento: questões tributárias e alfandegárias, a legislação brasileira ainda não se adaptou a esta modalidade de vendas, reclamação de clientes e produtos que não atendem às expectativas.

No Dropshipping também é necessário criar um e-commerce para vender os produtos, o que não é um grande problema pois existem várias plataformas que fazem isto de forma muito simples.

A melhor plataforma hoje em termos de Custo X Benefício para se vender nesta modalidade é a https://www.shopify.com/

Importante dizer que é possível vender utilizando Dropshipping em mercados fora do Brasil, os resultados em geral são mais rápidos e é possível ter uma escala maior, contudo, existem especificidades que precisam ser respeitadas e estratégias mais efetivas que deve ser usado em cada um dos países.

Professor, o senhor recomenda algum curso? Recomendo sim, o melhor curso sobre o tema é:  Mentoria do Futuro.

4. Criação de conteúdo com ou sem utilização de PLRs

 Aqui existem muitas alternativas de renda extra e de negócios.

Se você gosta de escrever, gravar vídeos ou produzir conteúdo em geral, pode monetizar seu trabalho através do YouTube, TikTok, Instagram ou seu próprio blog.

Colocaria aqui também a alternativa de ser o que o mercado chama de Produtor, que é a pessoa que produz algum tipo de conhecimento (cursos, e-books, etc) para o mercado de afiliados com vendas em umas das diversas plataformas de afiliados.

Se você é especialista em algum tema, é possível também vender seus cursos em plataformas especializadas em cursos como Udemy ou Coursera.

Esta possibilidade pode gerar uma renda adicional importante, principalmente se você for especialista e conhecer os algorítimos de rankeamento e distribuição de conteúdo do google e das diversas redes sociais. Isso ajuda muito a gerar um resultado mais rápido e com menor custo.

Com dedicação e foco esta renda extra pode superar o salário de muitos executivos de mercado.

Gosto muito desta alternativa, o problema dela é que consome bastante tempo para se criar um bom conteúdo ou curso. Mas cuidado, muitas pessoas acabam criando cursos muito ruins com promessas falsas, isto pode dar dinheiro no curto prazo, mas não é sustentável.

O Chat GPT e as outras inteligências artificias ajudam muito a diminuir este problema.

A compra de PLRs também diminuem muito este problema.  PLR significa Private Label Rights ou em uma tradução literal: Direito de Marca Própria.

Na prática, são produtos que a licença de propriedade intelectual que é transferida ao comprador que fica com os direitos de modificar e revender o produto, sem taxas extras. Parece algo caro, mas não é.

Os PLRs são formas de acelerar o processo de criação de cursos, principalmente de e-books. Contudo no Brasil é difícil achar PLRs com bons conteúdos.

Nos EUA existem bons sites de PLRs com bom conteúdo, a dificuldade aqui é de tradução, mas nada que alguns sites de freelancers não resolvam. Nestes sites vocês encontram pessoas que traduzem o seu conteúdo por um preço justo.

Abaixo alguns bons sites de PLRs:

  1. PLR Database
  2. Resell Rights Weekly
  3. Master Resell Rights
  4. IDPLR
  5. PLR Assassin:

Outro ponto que precisa ser considerado é que esta é uma alternativa que pode demorar mais tempo para se ver os primeiros resultados e muitos empreendedores desistem no meio do processo.

5. E-commerce tradicional: venda de produtos físico online com estoque

Se você gosta de vender produtos físicos de terceiros, tem seu próprio negócio físico ou pensa em produzir algo para vender com uma marca própria, vender produtos online pode ser uma ótima maneira de alcançar um grande público e gerar vendas para seu negócio ou projeto.

Considerando o Breakeven está é a minha 5ª opção para geração de uma fonte de renda extra online. Os ganhos de um e-commerce podem ser muito altos, mas a lucratividade desta modalidade de negócios é relativamente baixa, está em torno de 15 a 25%.

Ou seja, de cada R$ 100 em receitas, o dono de e-commerce ganha apenas R$ 15, ou seja para você ter uma renda de R$ 4.000, vc precisaria ter um receita bruta de R$ 20.000 (considerando uma lucratividade média de 20%).

O investimento inicial pode ser razoavelmente baixo, é possível montar um e-commerce com menos de R$ 500, mas as pesquisas mostram que de cada 10 e-commerces abertos, 7 não conseguem vender um único produto.

Por isso, para você ser bem-sucedido, será necessário ter um investimento próximo de R$ 3.000 e desenvolver uma boa estratégia de geração de trafego orgânico e pago, além de encontrar um posicionamento diferente no mercado.

Aqui estão alguns passos para começar e para você entender a os primeiros passos para iniciar um e-commerce:

  1. Identifique o que você quer vender: Identifique os produtos que você quer vender online. Eles devem ser de interesse para o seu público-alvo e estar dentro das suas capacidades logísticas.
  2.  Crie um site de e-commerce: Você pode criar um site de e-commerce usando plataformas como Shopify, WooCommerce, Magento ou outras. Certifique-se de que o site seja fácil de usar e tenha um design atraente.

Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis no Brasil, algumas das principais:

Nuvemshop: https://www.nuvemshop.com.br/

VTEX: https://vtex.com/br-pt/

Tray: https://www.tray.com.br/

Loja Integrada: https://lojaintegrada.com.br/

Magento: https://magento.com/pt-br/

WooCommerce: https://woocommerce.com/pt-br/

Shopify: https://www.shopify.com.br/

Mercado Shops: https://www.mercadolibre.com.br/loja/ofertas/shops

BigCommerce: https://www.bigcommerce.com.br/

Cada plataforma tem suas próprias vantagens e desvantagens, então é importante escolher a que melhor se adapta às necessidades do seu negócio

3. Configure as opções de pagamento: Configure as opções de pagamento no seu site para que os clientes possam comprar seus produtos online com facilidade. Isso pode incluir cartões de crédito, PayPal, entre outros.

Escolha um provedor de serviços de envio: Você precisará escolher um provedor de serviços de envio para garantir que seus produtos cheguem aos clientes com segurança e rapidez. Você pode optar por trabalhar com empresas como Correios ou transportadoras privadas.

4. Crie conteúdo de marketing: Crie conteúdo de marketing para promover seus produtos. Isso pode incluir descrições de produtos, fotos, vídeos, anúncios em redes sociais, entre outros.

5. Comece a promover seus produtos: Promova seus produtos usando técnicas de marketing, como anúncios pagos, marketing de mídia social, e-mail marketing, entre outros.

6. Gerencie seus pedidos: Gerencie seus pedidos online, verificando regularmente seu site de e-commerce e respondendo a perguntas de clientes.

Lembre-se que vender produtos online pode ser competitivo, então é importante ser criativo e encontrar maneiras únicas de destacar seus produtos.

6. Utilizar alguns Aplicativos de renda extra

Esta é minha 6ª opção, aqui temos uma possibilidade de ganhar dinheiro na internet com baixa complexidade, mas com pouco retorno.

A maioria dos aplicativos geram resultados financeiros pequenos e inconstantes, mas podem ser uma boa alternativa para construir uma renda extra pontual e iniciar no mundo digital.

Existem diversos aplicativos Nacionais e Internacionais que podem ajudá-lo a ganhar dinheiro na internet, e a escolha depende do seu interesse e disponibilidade.

Aqui estão alguns exemplos:

Aplicativos Nacionais ou em português:

PiniOn: neste app você pode ganhar dinheiro ao responder perguntas e realizar missões digitais (https://pinion.app/#opiner)

Google Opinion Rewards: este é um aplicativo em que você recebe recompendas aos responder pequenas enquetes e pesquisas. (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.paidtasks&hl=pt_BR&gl=US&pli=1)  .

DogHero: um aplicativo que conecta donos de animais de estimação a pessoas que oferecem serviços de hospedagem e passeios com cães. Os usuários podem se inscrever para serem anfitriões e ganhar dinheiro cuidando de cães. https://www.doghero.com.br/

GetNinjas: permite que os usuários ofereçam serviços de manutenção, reforma, limpeza, aulas particulares e outros serviços para outras pessoas e ganhem dinheiro com isso. https://www.getninjas.com.br/

Enjoei: permite que os usuários vendam roupas, acessórios e produtos usados para ganhar dinheiro. https://www.enjoei.com.br/

Aplicativos Internacionais:

Survey Junkie: paga aos usuários para responder a pesquisas online em uma variedade de tópicos. https://www.surveyjunkie.com/

InboxDollars: permite que os usuários ganhem dinheiro realizando pesquisas, assistindo a vídeos, jogando e lendo e-mails. https://www.inboxdollars.com/

Trim: ajuda os usuários a economizar dinheiro cancelando assinaturas desnecessárias e negociando contas de cabo e internet. https://www.asktrim.com/

HealthyWage: permite que os usuários ganhem dinheiro apostando em si mesmos para atingir metas de perda de peso. https://www.healthywage.com/

Decluttr: permite que os usuários ganhem dinheiro vendendo eletrônicos, CDs, DVDs e jogos antigos que não são mais utilizados. https://www.decluttr.com/

Ibotta: permite que os usuários ganhem dinheiro de volta em suas compras em lojas físicas e online, enviando recibos e fazendo compras selecionadas. https://www.ibotta.com/

Poshmark: permite que os usuários vendam roupas, acessórios e sapatos usados para ganhar dinheiro. https://poshmark.com/

Dosh: permite que os usuários ganhem dinheiro de volta em suas compras em lojas físicas e online, sem a necessidade de enviar recibos.

https://www.dosh.com/

Mistplay: permite que os usuários ganhem dinheiro jogando jogos mobile. https://mistplay.com/

É importante lembrar que sempre é necessário pesquisar bem antes de baixar qualquer aplicativo que prometa ajudá-lo a ganhar dinheiro.

Alguns aplicativos podem ser fraudulentos ou exigir que você forneça informações pessoais confidenciais, então certifique-se de verificar a autenticidade do aplicativo antes de usá-lo.

7. Investimentos

Embora não seja uma forma de renda ativa, investir em ações, criptomoedas ou fundos imobiliários pode gerar renda passiva no longo prazo.

Os investimentos digitais referem-se a qualquer forma de investimento que ocorre online ou através de plataformas digitais. Alguns exemplos incluem investimentos em ações, criptomoedas, fundos de investimento, títulos públicos e privados, entre outros. Abaixo estão listados os prós e contras dos investimentos digitais:

Prós:

Facilidade de acesso: Os investimentos digitais podem ser acessados ​​a partir de qualquer lugar com uma conexão à internet, tornando mais fácil para os investidores monitorarem seus investimentos em tempo real.

Menores custos: A maioria das plataformas de investimento digital oferece custos menores em comparação com investimentos tradicionais, como corretoras físicas.

Diversificação: As plataformas digitais oferecem acesso a uma ampla variedade de investimentos, permitindo que os investidores diversifiquem suas carteiras facilmente.

Informações disponíveis: Os investidores podem obter informações em tempo real sobre seus investimentos, bem como acesso a análises de mercado e ferramentas de pesquisa.

Contras:

Segurança: Investimentos digitais podem ser alvos de hackers e fraudadores, por isso é importante ter precauções de segurança rigorosas para proteger as informações pessoais e financeiras.

Volatilidade: Alguns investimentos digitais, como criptomoedas, podem ser extremamente voláteis, o que significa que seus valores podem flutuar rapidamente e drasticamente.

Risco: Assim como qualquer outro tipo de investimento, os investimentos digitais estão sujeitos a riscos, e os investidores devem estar cientes dos riscos antes de investir.

Além disso, é sempre importante lembrar que cada investimento é único e deve ser avaliado individualmente, considerando fatores como objetivos de investimento, horizonte de tempo, tolerância ao risco e perfil de investimento.

Os investidores devem sempre consultar um profissional financeiro ou um consultor de investimentos qualificado antes de tomar decisões de investimento.

8. Serviços de Freelancer

  Você pode oferecer serviços como redator, tradutor, programador, designer gráfico ou marketing digital através de plataformas freelancer como o Workana, Freelancer, 99Freelas ou Upwork.

Como modelo de trabalho, a carreira de freelancer também apresenta suas vantagens e desvantagens do ponto de vista do próprio freelancer. Aqui estão alguns dos prós e contras dos serviços de freelancer para o freelancer:

Prós:

Flexibilidade: Um dos principais benefícios do trabalho freelancer é a capacidade de controlar sua própria programação e trabalhar de qualquer lugar. Isso permite que o freelancer equilibre seu trabalho com outras prioridades em sua vida, como cuidar da família, estudos ou hobbies.

Variedade: Os freelancers geralmente trabalham em vários projetos simultaneamente, o que pode proporcionar uma variedade de experiências e oportunidades de aprendizado.

Ganho financeiro: Como os freelancers são geralmente contratados por projeto, eles têm a oportunidade de definir seu próprio preço e, se bem-sucedidos, podem ganhar mais dinheiro do que em um trabalho em período integral.

Autonomia: Como freelancer, você tem total controle sobre seu trabalho e não precisa se preocupar com gerenciamento ou supervisão.

Realização pessoal: Muitos freelancers relatam que o trabalho autônomo lhes dá uma sensação de realização pessoal, pois eles têm mais controle sobre seu trabalho e podem se sentir mais valorizados pelos clientes.

Contras:

Inconstância: A natureza do trabalho freelancer pode ser instável e incerta. Os freelancers podem experimentar flutuações em sua carga de trabalho e renda.

Gerenciamento de tempo: Como freelancer, é responsabilidade do profissional gerenciar sua própria carga de trabalho, prazos e entrega de projetos. Essa autonomia pode ser desafiadora para alguns profissionais.

Isolamento: Os freelancers muitas vezes trabalham sozinhos em casa ou em espaços de coworking, o que pode levar a sentimentos de isolamento e solidão.

Sem benefícios: Como freelancer, você não tem acesso a benefícios típicos de trabalhadores em período integral, como plano de saúde ou férias remuneradas.

Estresse financeiro: A instabilidade financeira pode ser estressante para freelancers, especialmente quando os projetos são escassos ou pagam pouco.

9. Desenvolver uma startup

 Desenvolver uma startup envolve uma série de etapas e decisões importantes. Aqui estão alguns passos que podem ajudá-lo a iniciar o processo:

Identifique uma ideia: Comece por identificar uma ideia que solucione um problema real ou atenda a uma necessidade não atendida. Você pode considerar explorar áreas em que tenha experiência, hobbies ou interesses pessoais.

Faça pesquisa de mercado: Faça uma pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade da sua ideia. Identifique a demanda potencial pelo seu produto ou serviço e estude a concorrência.

Defina seu público-alvo: Identifique o público-alvo para o seu produto ou serviço. Determine as necessidades e preferências do público-alvo e certifique-se de que sua solução atenda às suas necessidades.

Crie um modelo de negócios: Crie um modelo de negócios que descreva como sua startup gerará receita, quem são seus clientes, como você se diferenciará da concorrência e quais serão os custos envolvidos.

Crie um MVP (Minimum Viable Product): Desenvolva um MVP (Minimum Viable Product) para testar sua ideia no mercado. Isso permitirá que você avalie a reação do público-alvo e faça ajustes antes de investir mais recursos.

Encontre investidores ou financiamento: Se você precisar de investimento para fazer crescer a sua startup, procure investidores ou financiamento. Você pode tentar encontrar investidores em eventos de networking ou apresentando sua ideia em uma aceleradora ou incubadora de startups.

Construa sua equipe: Construa uma equipe talentosa que possa ajudar a trazer sua ideia para a realidade. Encontre pessoas com habilidades complementares que possam trabalhar juntas para construir e escalar seu negócio.

Lance seu produto ou serviço: Quando estiver pronto, lance seu produto ou serviço no mercado. Certifique-se de ter um plano de marketing e vendas em vigor para atrair clientes e gerar receita.

Aprenda com o feedback do cliente: Ouça o feedback dos clientes e faça ajustes à medida que avança. Isso ajudará a garantir que sua startup continue a crescer e a prosperar.

É importante lembrar que cada startup é única e pode exigir diferentes etapas e abordagens. No entanto, seguir esses passos pode ajudá-lo a estabelecer uma base sólida para o seu negócio

Lembre-se de que a construção de uma renda extra digital exige esforço e dedicação, mas pode trazer benefícios significativos para sua vida financeira.

Quais os próximos passos? Escolher uma das alternativas, entender mais profundamente, fazer um plano de ação simplificado e por em prática com o menor custo possível.

Se quiser entender sobre outros Modelos de Negócios vale a pena ver o vídeo do Cala EmpreendaNet no You Tube:

 

 

Se precisar de ajuda pode contar com a EmpreendaNet.